…Já aí está o...EUREKA+!

…Já aí está o...EUREKA+!

O EUREKA+ já entrou em força em todas as turmas do 5.° ano com a realização de experiências subordinadas ao tema «Condições da Terra favoráveis à manutenção e continuidade da vida».
Exploraram-se as consequências do Efeito de Estufa ao nível do aquecimento global e das alterações climáticas. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de estudar o ciclo de vida das plantas com flor, onde se deliciaram com a dissecação da flor do lírio e a observação dos órgãos reprodutores. As atividades já implementadas, relacionadas com os conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais do 5.° ano, tiveram desde logo, a maior das recetividades por parte dos docentes regentes da disciplina mas também de outras disciplinas que, por questões de compatibilidade de horários, disponibilizaram as suas aulas para que o EUREKA+ pudesse realizar-se.

O «EUREKA - ciências experimentais no pré-escolar e 1.° ciclo»,
projeto lançado no ano letivo 2016/2017 pelo grupo de Física e Química (510), a que se associou de imediato o grupo de Biologia e Geologia (520), teve por base a ideia de que é precisa mais e melhor Educação em Ciências desde os primeiros anos e de que os Agrupamentos de Escolas têm uma acentuada responsabilidade na concretização dessa meta. Partindo das sugestões que a Equipa de Avaliação Inspetiva deixou ao nosso Agrupamento no âmbito da Avaliação Externa ao Agrupamento em 2015/2016, nomeadamente que uma das áreas de melhoria onde o Agrupamento deveria incidir prioritariamente os seus esforços era no «desenvolvimento sistemático de práticas laboratoriais e de atividades experimentais no ensino das ciências, transversais a todo o Agrupamento, potenciadoras do gosto pela curiosidade e pesquisa, assim como do espírito crítico e científico», entendeu-se ser premente criar um projeto, a que se deu o nome de EUREKA (em homenagem a Arquimedes de Siracusa,
um exemplo intemporal pela sua versatilidade de saberes e sede de conhecimento). Com este projecto pretende-se: potenciar uma efetiva articulação vertical entre ciclos, mobilizar saberes da área das Ciências Físicas e Naturais numa perspectiva de flexibilidade curricular. Sendo as disciplinas eminentemente de cariz experimental, a Física e a Química e a Biologia e a Geologia são simultaneamente motoras do desenvolvimento de competências de âmbito CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), consignada no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a ser valorizado, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular. O trabalho interdisciplinar, colaborativo e prático-experimental, permite, talvez mais do que nenhuma outra ferramenta, contextualizar o conhecimento em situações que se aproximem dos problemas reais que caracterizam a ciência e tecnologia e as preocupações ambientais das sociedades do século XXI. O projeto tem tido como destinatários todas as crianças dos jardins-de-infância no pré-Escolar do Agrupamento e todas as turmas do 1.° ciclo, desde o 1.° ano ao 4.° ano, mas cedo percebemos que havia uma descontinuidade nesse trabalho ao longo do 2.° ciclo. Se é verdade que nos 3.° ciclo e ensino secundário há uma vertente muito forte do trabalho experimental a ser executado nas aulas das disciplinas da área das ciências Físicas e Naturais, no 2.° ciclo, na disciplina de Ciências Naturais, é extremamente difícil implementar-se um trabalho experimental de qualidade dado as turmas serem muito numerosas e não haver lugar a desdobramento. Acresce o facto dos alunos que transitaram para o 5.° ano frequentemente solicitarem aos professores do projeto a continuidade das atividades desenvolvidas no 1.° ciclo. Tudo isto foi motivo para que a equipa do EUREKA alargasse também esta experiência ao 2ºciclo dando ao projeto o nome EUREKA+. No presente ano letivo foi então possível concretizar este projeto em todas as turmas do 5.°ano, tendo no seu conjunto abrangido cerca de mil crianças (ver tabela).
Mas já está nos horizontes da equipa EUREKA estender, já no próximo ano letivo, o projeto desta feita também aos alunos do 6.° ano.
A experiência tem sido francamente positiva e superou todas as nossas expectativas! O EUREKA continua a maravilhar os miúdos e os graúdos…
Anabela Coelho e Vítor Nunes

Comentários