Sessão de outono - Pré-escolar

 














A equipa constituída pelas professoras Sandra Alves e Irene Fialho, construíram tromatrópios com os alunos das turmas do pré-escolar.
  O taumatrópio, também conhecido pela “Maravilha giratória”, em inglês Wonderturner, foi inventado por John Ayrton em Paris no ano de 1824. O taumatrópio é um jogo ótico formado por um disco giratório com imagens diferentes em ambos os lados e um pedaço de fio em cada um dos lados do disco. Esticando o fio entre os dedos, ambas as imagens se unem fazendo com que o disco gire e mude de lado rapidamente. A rapidez do movimento giratório produz, oticamente, a ilusão de que ambas imagens estão juntas e se fundem numa só.
   Jonh Ayrton construiu o seu invento para demonstrar o Princípio da Persistência Retiniana no Real Colégio de Físicos de Londres, em 1824. Este, Princípio da Persistência Retiniana, consiste num fenómeno ou numa ilusão provocada por um objeto visto pelo olho humano e que persiste na retina por uma fração de segundo após a sua perceção. Nesta ocasião utilizou desenhos de um pássaro e uma gaiola vazia para causar a ilusão de que o pássaro estava dentro da gaiola. Esta invenção foi muito popular na Inglaterra Vitoriana e começaram-se a criar taumatrópios incluindo pequenos versos acompanhando as imagens.

































Comentários