Sessão de outono - Pré-escolar

Os docentes que fazem parte da equipa do Pré-Escolar (António Preto, Elisabete Vasconcelos, Maria Irene Fialho e Sandra Alves) vão dinamizar no decorrer do 1.° período a atividade “Construção de um Caleidoscópio” no âmbito do tema da LUZ. Esta sessão começa com a leitura motivadora de uma fábula de La Fontaine, A RÃ QUE QUERIA SER MAIOR DO QUE O BOI, que pretende questionar os alunos sobre que outras possibilidades teria a rã de se ver de outra forma diferente que não fosse estourar de tanto comer! 
"A rã tinha um desejo 
Difícil de Concretizar 
Por querer demasiado 
Acabou por rebentar" 
(in https://infancia_feliz.blogs.sapo.pt/1181.html) 

Feito este intróito e em diálogo com as crianças, são entregues a cada uma um espelho maleável, espelho esse que na mão dos meninos permite criar concavidades ou convexidades e dessa forma verem-se de tamanhos diferentes. 
A REFLEXÃO DA LUZ num espelho é abordada a um nível etário adequado e depois desta primeira experiência lança-se o repto de fazerem-se múltiplas reflexões, pelo que se passa à construção de um brinquedo já bastante antigo, um CALEIDOSCÓPIO. 
Cada criança constrói o seu próprio brinquedo que no final utilizaram para se encantarem. Nas turmas onde já se realizou a atividade os alunos mostraram muita curiosidade e empenho nas atividades propostas. 























Comentários