O projeto OSOS desafia o Eureka

No dia 25 de janeiro, no âmbito do projeto Open Schools for Open Societies (OSOS) os alunos do 3.º A5 da Escola Básica Abade de Mouçós deslocaram-se à “escola dos grandes” - Morgado de Mateus. O grande objetivo do OSOS é que os alunos aprendam em comunidade e saiam o mais possível da sala de aula e ao mesmo tempo que se apercebam da utilidade do que aprendem na escola. O projeto em que estão envolvidos estes alunos, tem como finalidade última “Tomar consciência da necessidade de proteger as abelhas”. Todas as atividades que desenvolveram estão relacionadas com estes insetos e tudo o que elas produzem ou fazem.
Assim, durante o período da manhã, na parceria estabelecida com a empresa LUDARES E LUGARES, aqueles entusiastas envolveram-se no fabrico artesanal de sabonetes, sais de banho, bálsamo labial e velas, feitos à base de mel e cera nos laboratórios da Escola Morgado de Mateus.
 O EUREKA, nas pessoas de Vítor Nunes e Anabela Coelho, também convidados pela docente responsável pela turma e dinamizadora do projeto OSOS, Lina Morgado, que acederam de imediato ao convite implementando uma sessão de trabalho subordinada ao tema “A importância das abelhas na polinização”.
Esta atividade decorreu no período da tarde e foi com total envolvimento daqueles pequenos botânicos que ao dissecarem a flor de Lillium sp. (Lírio) mais pareciam o “pai da sistemática, Carl von Linné” nos seus primeiros trabalhos de dissecação da “Flor da paixão”.
Depois de tanta dedicação foram presenteados com um delicioso lanche que alguns encarregados de educação dos alunos gentilmente ofereceram.
Atividades deste género devem ser replicadas com maior frequência uma vez que a tão valorizada articulação vertical resultou, em nosso entender, em retumbante sucesso.

Os professores 
Vítor Nunes, Anabela Coelho e Lina Morgado

Comentários