Luz visível

Os professores Luís Batista e José Pimenta levaram aos alunos do 3.º ano a atividade “Explorando condições de observação das diferentes cores que compõe a luz visível”, em mais uma etapa do projecto EUREKA!.

Entre os fenómenos naturais mais bonitos na atmosfera estão os arco-íris. Estes são estudados por amantes da natureza, fotógrafos, pintores, poetas, sendo também tema de pesquisa para muitas ciências (Astronomia, Física, Geografia, etc.), pois a abundância de cores e efeitos por nós visualizada causa interesse a numerosos e diversificados estudos.

A primeira explicação satisfatória para a existência e forma de um arco-íris foi dada por René Descartes, em 1637, ainda que este não tenha sido capaz de explicar as cores; no entanto, 30 anos depois, Isaac Newton completou essa tarefa.

Um raio de luz branca que atravessa uma gota de água com uma reflexão interna é refratado e disperso, um pouco como ocorre num prisma, produzindo um espectro colorido. Assim se originam os arcos-íris, com os raios de luz provenientes do Sol a "atravessar" as gotas de água da chuva e a formar um arco colorido.

Tradicionalmente, o arco-íris é conhecido como sendo uma sequência de sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Foi grande o entusiasmo e a participação demonstrada pelos alunos durante esta atividade.

Comentários