Eureka abraça a educação especial...

Eureka abraça a educação especial…

O Eureka não para! Este ano, o Eureka traz alunos das salas de educação especial e leva-os para os laboratórios.


O objetivo é realizar experiências simples relacionadas com o quotidiano para promover a observação cuidada, o registo de observações, análise dos resultados obtidos e a suas conclusões, para levá-los a desenvolver o raciocínio e o espírito crítico.

A equipa de professoras Ana Palheiros e Paula Carvalho, preparou uma sessão de atividades experimentais pedagógicas. As pipocas foram o pretexto para os alunos realizarem experiências para descobrirem que os grãos de milho são autênticos grãos bomba! Os alunos descobriram que os grãos de milho são constituídos por uma camada externa, rígida, e por amido e água no seu interior. Quando a temperatura aumenta, a água sofre expansão, ou seja, passa a ocupar maior volume. A pressão interior vai aumentando gradualmente, até que se torna tão elevada que a camada exterior explode. O amido sofre então uma expansão brusca, transformando-se num sólido poroso, branco e delicioso.

Juntamos este conceito à identificação do amido na pipoca e realizamos experiências onde identificamos a presença de amido em vários alimentos (pão, batata, farinha maisena, pipoca). Depois desta atividade concluíram que o amido é um glícido, nutriente que se encontra em diversos alimentos e é responsável por nos fornecer energia e que podemos encontrar em muitos alimentos que consumimos. Perceberam como os cientistas podem descobrir ou detetar a presença de nutrientes nos alimentos usando testes químicos qualitativos.

Para os alunos, a curiosidade despertada pelas novas aprendizagens e as experiências vividas poderão contribuir para o desenvolvimento de capacidades sobre as quais poderão vir a assentar futuros conhecimentos e ajudar a consolidar a autonomia de cada um e a confiança nas suas próprias capacidades para compreender e aprender.

Agora prometemos não parar e já estamos a preparar a próxima atividade… querem saber mais… sigam-nos.

A equipa EUREKA

 

 

Comentários