Eureka dá mais um passo no ensino inclusivo…

 Eureka dá mais um passo no ensino inclusivo…

O Eureka traz novamente os alunos do centro de apoio à aprendizagem ao laboratório de química da escola Morgado de Mateus, e que giro que foi… 

A professora de Ensino Especial, Maria do Carmo, lançou o desafio ao Eureka de fazermos atividades laboratoriais com a sua cor favorita, roxo! Neste sentido, a equipa de trabalho, Paula Carvalho e Ana Palheiros, pegou num protocolo que já tinha sido pensado para o Eureka+, simplificou-o e assim surgiu uma atividade adaptada aos alunos, para introduzir os conceitos de ácido/base através da preparação de um indicador de pH. Utilizando extrato de couve roxa, procedeu-se à determinação do carácter químico de alguns líquidos do nosso quotidiano, como o sumo de limão, laranja, água, vinagre, limpa-vidros e até mesmo pasta de dentes.

Com esse procedimento, os alunos puderam apreciar reações químicas que ocorreram através das mudanças de cor em extrato de couve roxa por adição de substâncias muito simples, com diferente pH.

Foram impressos cartões, com a escala de pH e as respetivas cores do indicador caseiro - extrato da couve roxa - para auxiliar na identificação. Explicou-se que a escala varia entre 0 e 14, sendo o valor médio o 7, correspondente a soluções neutras, para valores superiores as soluções são consideradas básicas e para valores inferiores serão ácidas.

No desenrolar da atividade, um piano de cores surgiu a partir do roxo, os olhos dos alunos sorriram, as suas mãos pegaram em lápis de cor para fazerem os registos e no final alguns alunos já identificavam o carácter químico das soluções, ou seja, já identificavam se a solução era ácida, básica ou neutra. Concluíram que quando obtinham cores quentes tratava-se de uma solução ácida e quando obtinham cores frias tratava-se de uma solução alcalina.


As professoras relacionaram ainda este conceito com o nosso corpo, onde existem vários líquidos com diferentes caracteres químicos. No final, conseguiram responder a um pequeno questionário!

Foi mesmo bonito de se ver que num ensino inclusivo não há limites... O aprender a conhecer, o aprender a fazer e, especialmente, o aprender a ser resultam destes momentos de partilha que se revelam a chave do sucesso educativo.

Queremos fazer a diferença, queremos pô-los a experimentar…

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