Sessão de outono - 4.º ano


«A 1.ª sessão de 4.° ano do projeto EUREKA,já realizada
no Centro Escolar do Douro, no passado dia 6 de novembro, parte da posição e da massa do planeta Terra para chegar a duas das condições essenciais para o aparecimento e manutenção da vida – a existência de água no estado líquido e a camada gasosa que envolve a Terra, a atmosfera, e os principais gases que a constituem.




Os alunos realizaram atividades experimentais sobre as propriedades dos gases, o efeito de estufa e refletiram sobre os efeitos que esses gases causam na atmosfera. Mediram e registaram valores de temperatura e induzidos em raciocínios de caráter científico formularam hipóteses e validaram-nas após obterem resultados. Utilizando um modelo dos movimentos respiratórios puderam perceber como se processam a inspiração e a expiração e perceberam, em parte, como o oxigénio chega às células e delas é retirado o dióxido de carbono.

Foi mais uma sessão onde os alunos puderam perceber que na base dos processos atmosféricos e fisiológicos dos seres vivos, como o ser humano, estão os fenómenos físicos e químicos, além da importância do conhecimento interdisciplinar das Ciências Físicas e Naturais.

Foi entusiasmante ver como os alunos do 4.° ano se envolveram nas atividades propostas e daqui segue um particular destaque para o apoio que as professoras responsáveis pelas turmas deram à equipa EUREKA.»
Os professores da equipa “Eureka” do 4.° ano 
Anabela Coelho e Vítor Nunes

Comentários